“O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos (Mt 18,14)
Graça a pedir:
Senhor, dê-me a graça de não ser surdo à sua voz e de me converter, mudando o que precisa ser mudado em mim.
- Coloque-se diante de Deus... busque estar tranquilo, desligue-se de tudo o mais para estar diante de Deus... Invoque, em sua oração, o Espírito Santo...
- Reze a oração preparatória: “Senhor e Criador, que os meus sentimentos, desejos e ações estejam ordenados somente para Ti”.
EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 5,17-26.
- Leia bemdevagar o texto bíblico, prestando atenção em cada Palavra e frase pronunciada por Jesus...
Imagine a cena bíblica...
- Imagine a cena descrita hoje no Evangelho. Imagine o local onde Jesus ensina a seus discípulos... Você também é um deles...
- Observe as palavras de Jesus que mostra aos discípulos que ninguém pode ser excluído do Reino e que é preciso convencer os que se afastaram para voltarem...
- Os pequeninos, excluídos, marginalizados, enfim, todos aqueles que não têm nenhum valor para o mundo são os amados do Senhor. São as ovelhas mais importantes no momento, pois não estão na segurança do aprisco.
- Pense um pouco: quantas pessoas no mundo são excluídas da vida de comunidade, sobretudo por alguns que buscam uma fé “desencarnada”, ou seja, fora do mundo. E você, faz parte dos que incluem ou dos que excluem? ... (só continue depois de responder pra você mesmo, diante de Deus)
Meditando a Palavra...
-Na Parábola da ovelha perdida, Deus é comparado a um pastor que perdeu apenas uma ovelha entre cem, mas poderia ser em um rebanho de um milhão.
- Quando Ele a encontra, fica mais feliz do que com as outras que estão em segurança.
- Este é o seu desejo para com todos os seus filhos.
- Que triste será se eu ou você formos responsáveis por alguém estar separado de Deus para sempre.
- Você consegue perceber que isso acontece com muita frequência na sociedade e na Igreja?
- Qual é a sua atitude quando alguém se afasta da comunidade? Vai atrás da ovelha perdida ou a deixa esquecida e em apuros?
Reze confiante ao Senhor...
Senhor, o teu Evangelho é Boa Notícia
porque leva consolação aos fracos, aos perdidos
e aos escravos de muitos senhores.
Hoje, continuas a anunciá-lo ao teu povo aflito, porque és um Deus fiel.
És o divino Amante que nos diriges o teu convite de amor
e nos falas ao coração.
És o Deus de todas as consolações.
Faz com que, também nós, possamos consolar os aflitos e oprimidos,
com a mesma consolação que de Ti recebemos.
Impele-nos a procurar o que anda perdido.
Tu és o Bom Pastor que quer salvar a ovelha perdida,
mas querida ao teu coração.
E queres salvá-la também com a nossa solidariedade.
Eis-nos aqui, disponíveis a colaborar,
para que a voz do teu Filho, manso e humilde de coração,
seja escutada no mundo, e todos possam regressar ao redil,
à vida verdadeira,
só possível junto de Ti.
Amém.
Contemple essa Palavra em sua vida...
- São muitas as razões para andarmos tristes e desanimados. Mas a palavra do Senhor nos consola e reanima em nós a esperança.
- Jesus aplica a si esta imagem bíblica tão sugestiva. “Eu sou o Bom Pastor”.
- Esta expressão sugere a ternura com que olha por nós e a força com que intervém para vencer os inimigos da nossa liberdade e da nossa dignidade, o cuidado com que nos guia pelos difíceis e atormentados caminhos da vida.
- Quantas vezes na vida, individualmente ou em comunidade, experimentámos as consolações do nosso Deus, nos sentimos conduzidos nos seus braços amorosos.
- Esta experiência deve levar-nos a procurar aqueles que andam perdidos, que andam afastados de Deus.
- Como discípulos, e como comunidade, somos chamados a manifestar a todos o rosto do Pai misericordioso, indo à procura daqueles que, no caminho da vida, perderam a fé e a esperança.
- Somos consolados, chamados a ser consoladores, tornando-nos companheiros de viagem daqueles que têm o coração aflito e estão sobrecarregados pelo sofrimento ou pela culpa.
- Podemos fazê-lo com a consciência de que a consolação não vem de nós, mas vem da Palavra de Deus que permanece para sempre.
- Cristo nos revela o Seu amor nos modos mais diferentes, como Verbo de Deus feito carne, como vítima pelos nossos pecados, como bom Pastor que dá a vida por nós suas ovelhas.
- Somos chamados a corresponder a esse amor, deixando-nos encontrar, deixando-nos tratar, deixando-nos conduzir à comunidade, à Igreja, tornando-nos, para todos, a partir dos afastados, excluídos e necessitados, profetas e apóstolos do Seu amor.
- Faze isto e viverás...
Revisando...
- Deixar as noventa e nove ovelhas, para procurar uma perdida, é verdadeira loucura.
- É a loucura do Deus de Jesus, que deve tornar-se loucura da comunidade (v. 14).
- Esta, não deve guiar-se por critérios de eficiência, mas pelo cuidado para com os pequenos, os marginalizados, os perdidos...
- Pense bem e carregue para a sua vida: O importante é que a comunidade procure aquele/a que anda perdido/a e faça por encontrá-Ia ... um longo caminho a percorrer...
- Conclua rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria...
- Revise esse momento de proximidade com o Senhor, através de sua oração e da Palavra meditada. Veja o que mais lhe tocou...o que sentiu e qual o apelo que Deus lhe faz hoje...
- Anote, o que julgar de proveito, em seu caderno espiritual.
- Próximo do Natal, repita durante o dia: “O Senhor Deus vem (ao meu encontro) como um pastor que apascenta o rebanho. (Is 40, 10-11).
- Desculpe-me, estou escrevendo muito, para a meditação de hoje (rsrs), mas, a propósito, se tiver gosto e tempo, medite também a primeira leitura onde o profeta Isaías exorta à confiança, animando o povo de Deus exilado em Babilônia... quem sabe você esteja precisando ouvir isso...
- Aquele povo experimenta um profundo desânimo e tristeza A sua fé corre perigo: Por acaso Deus terá esquecido do seu povo, mantém-se ou não a sua Palavra, tem Jerusalém uma esperança?
- Através de oráculos o profeta ocupa-senos capítulos 40-55 em animar o povo. Estamos começando a ler esses oráculos hoje... um primor...
- Qual é a motivação desses oráculos: “Consolai, consolai o meu povo”, diz o Senhor (v. 1). É também para você que Deus está falando, através do seu profeta...
- De onde vem essa consolação? Ela vem, segundo o profeta, da Aliança restaurada e de uma nova relação com o Senhor que se explicita, enquanto sinal, no regresso à pátria... Trata-se de um regresso triunfal, a que se junta a própria criação.
- É isso mesmo, profeta Isaías: O Senhor, qual guerreiro triunfante e pastor cuidadoso, caminha com o seu povo. Coragem, meu irmão; coragem, minha irmã. Eis que vem o Senhor, preparai os seus caminhos...
Pe. Marcelo Moreira Santiago